É engraçado - e quando digo engraçado é somente força de expressão - como uma nação inteira se mobiliza por um motivo que aparenta ser tão importante: o futebol! Torço sim contra o Brasil e enquanto morar num país em que as pessoas sabem muito bem o que quer dizer patriota, sabem fazê-lo, só não sabem o momento, continuarei torcendo.
Sou fã incontestável de Fórmula 1 e nem por isso acho que o mundo tenha que parar para assistir algo que eu gosto. Mas não é isso que me deixa indignado, e sim as pessoas dizerem amar o Brasil. É realmente lindo sair às ruas e ver em cada carro uma bandeira brasileira, bandeira que acho uma das mais belas.
Antes de poder entender como funcionavam as coisas, aprendi com meu pai que aquele bando de pessoas que traz sentimentos tão profundos ao país está ganhando uma grana preta para viajar, conhecer lugares magníficos, comer tudo que tem direito, e jogar bola... e com um dinheiro que poderia ser muito mais bem empregado.
Pode parecer dor de cotovelo. Mas será que patriotismo é só isso? A lei "ficha limpa" foi aprovada graças a Deus, mas o máximo de mobilização que vi foram alguns e-mails que recebi. Mensalão passou e todos se esqueceram, mas ninguém esquece que o Ronaldinho amarelou na final da copa.
Ao comentar isso com alguns amigos meus ouvi eles dizerem "mas é um momento em que as nações se unem por uma causa, é quando se esquecem de guerras, de inflações, de miséria..." e que "um país tão sofrido como a África do Sul merece essa alegria que está tendo". Não discordo dessas afirmações mas e quando a copa passar? As guerras continuam, a fome dos africanos volta e aquele investimento incalculável feito para a copa vira um imenso elefante branco.
Enquanto isso na terra da seleção canarinho, os preços sobem, o trânsito vira um caos, o comércio fecha, os serviços públicos param e as pessoas acham lindo sair soprando as cornetinhas verde-amarelo pelas ruas afora.
Sempre existe um bode expiatório e desta vez o coitado do Dunga, que foi colocado lá por falta de opção vai ouvir o que ouviu o "fenômeno" Ronaldo em 1998 e o "incrível" Roberto Carlos em 2006.
"E agora, Brasil?
A copa acabou
Corneta calou
Bandeira sumiu
Rotina voltou..."
Enfim o sossego, sem vuvuzelas, sem foguetes, sem Galvão Bueno... os ouvidos agradecem!
Me disseram que quando a copa for no Brasil vai ser decretado um mês de feriado e que as vuvuzelas serão substituídas pelos estridentes apitos. Eu não duvido...
Alguém paga pra ver?
PERFEITOOOOOO!
ResponderExcluirINDIGNADO MESMO HEIN!
ResponderExcluirTMB NUM CONCORDO COM MTAS DESSAS COISAS Ñ,MAS,...FAZER OQ NÉ....
EM 2014 QM SAB ALGUMA COISA MUDA,AI SIM PODEREMOS SAIR FELIZES COMEMORANDO COM A COPA DO MUNDO...
Concordo com tudo isso!!! um abraço
ResponderExcluir